Dimensões: 70 × 56 cm, num formato show-case. A montanha no centro da maquete é utilizada como separador cénico entre o lado da estação e a zona de campanha.
- Linha mista: Minitrix, PECO código 55 e código 80.
- Agulhas Minitrix, funcionamento manual.
- Alimentação analógica utilizando uma alimentação Fleishmann ou Gaugemaster.
- Edifícios realizados em cartão-papel, tal como as entradas do túnel e a ponte.
A maquete foi modificada em 2019 para melhorar o jogo e poder mudar as composições que circulam utilizando um resguardo com 3 linhas dispostas numa placa deslizante manual. Esta opção permite reduzir o espaço necessário para aceder a uma via que seria bem maior usando agulhas. A alimentação de cada linha é independente e realizada por um micro interruptor de tipo deslizante. Os interruptores são agrupados numa pequena mesa de controlo.
Além do resguardo foi adicionada uma linha que serve uma empresa privada. Os vagões são empurrados para dentro do edifício até chegarem à linha no resguardo da maquete. Esta opção permite estacionar a composição mas também de mudar os vagões, tal como se a locomotiva entregasse uns vagões na empresa e ia embora com novos vagões.
Dois túneis de cartão preto estão posicionados em cima das duas linhas do resguardo que fazem a ligação com as duas vias da maquete decorada. Isso permite “disfarçar” melhor as saídas da maquete decorada.
A maquete é apresentada num formato de show-case e visível de três lados. Assim há apenas um fundo. Este fundo era inicialmente pintado, mas o resultado não era muito bom. Foi modificado usando uma fotografia, feita nos Alpes Francês, e que se encaixa bem com o tema da maquete. Ainda mais esta foto dá uma profundidade razoável a maquete, o que era o objectivo. A foto é colada numa placa de 10 mm de Kline.
A maquete foi apresentada nesta versão no seu formato de show-case com iluminação na exposição da AMA em 2019.
E agora… novas modificações estão em curso na maquete:
- renovação parcial da vegetação que sofreu em algumas partes;
- aumento do número de pinheiros e árvores
- melhoria do balastro nas proximidades das agulhas;
- patina do balastro da linha.
Em projecto também:
- a construção de dois semáforos mecânicos SNCF, que serão posicionados a cada extremidade da estação;
- modificação da passagem de nível. A actual, de tipo eléctrico, não se enquadra muito bem com a época suposta do layout da maquete e por isso vai ser construída uma nova, de tipo mais antigo.
Estas duas construções serão feitas usando cartas e perfis plásticos da Evergreen e descritas num próximo artigo.
Eric Didier, 14.11.2022