Transformação de material circulante de outras companhias em CP

Como é habitual, quando queremos fazer rolar material circulante da CP/Takargo/Medway em escala N, temos grande dificuldade em o encontrar no mercado. Em tempos houve algum material da CP lançado pela Arnold e pela Ediclube (este sem motor), e há pouco tempo foi lançado pela Hobbytrain locomotivas da CP e da Medway. Foram também lançadas locomotivas da Takargo e da Medway pela SudExpress. No ano de 2022, o CIM-HO lançou uma automotora CP 0300+Reboque (Allan) em resina e sem motor. Estamos ainda à espera de que a Arlo Micromodel lance algum material circulante de que vai mostrando os protótipos há algum tempo.

Enquanto esperamos por mais material CP/Takargo/Medway, podemos modificar algumas unidades de outras Companhias em CP.

Foi o que eu fiz. Peguei em material da Fleischmann, artigos 8311 (fig. 1) e 8319, transformei-os em vagões CP G (fig. 14) e da Roco, artigos 25565 (fig. 2) e 25385 e transformei-os em vagões CP Ealos (fig. 15) e CP Ekkls (fig. 16), respectivamente.

Fig. 1 – Fleischmann 8311 Vagão DR Gs

Fig. 2 – Roco 25565 Vagão DB Eaos

O material necessário para tal é muito pouco, pois se não formos puristas, podemos fazer a alteração directamente sem fazer modificações, como por exemplo os reforços nas portas dos vagões Ealos, ou pinturas no material circulante.

Para tal vamos necessitar de: álcool isopropílico; cotonetes; tesoura ou x-acto; pincel fino; decalques (fig. 3, fig. 4 e fig. 5); MicroSol da Microscale (fig. 6); Decal Adhesive (Softener Type) da Tamiya (fig. 7); tinta Prata Vallejo 70997 (para os vagões CP G), verniz mate da Vallejo (fig. 8) e verniz de qualquer marca (eu usei verniz mate da Luxens) (fig. 9). E muita paciência.

Fig. 3 – Decalques CP G

Fig. 4 – Descalques CP Ekkls

Fig. 5 – Decalques CP Ealos

Fig. 6 – MicroSol

Fig. 7 – Decal Adhesive

Fig. 8 – Verniz Mate

Fig. 9 – Verniz Mate

Desmontamos os modelos o mais que podemos (fig. 10). Não queremos fazer estragos para não termos trata-mento de corte e costura para refazer os modelos, posteriormente.

Fig. 10

Como não queremos alterar a cor do material, embebemos os locais com a tampografia original com o álcool isopropílico para remover o lettering e a camada de verniz que o protege, mantendo esses locais húmidos. Com a ajuda de um cotonete também embebido com álcool, pois não queremos estragar o material com riscos, vamos retirando os números e as letras que não queremos que fiquem, neste caso, tudo (fig. 11). 

Verificamos que depois de retirado o lettering, as cores da base ficam ligeiramente alteradas e mais brilhantes. Não há problema, pois o verniz final faz milagres.  

Fig. 11

Fig. 12

Depois de tudo muito bem seco e sem qualquer sujidade, damos uma camada com o verniz da Luxens, ou outro qualquer, para que o material fique liso e uniforme. Vamos agora colocar os decalques com o novo lettering da CP (fig. 12). No meu caso mandei-os vir da TrenMilitaria (Espanha), onde existe uma grande panóplia de decalques para CP em escala N: http://www.trenmilitaria.com/TM_Calcas_N_Nm.htm

Para tal, no local onde queremos colocar os decalques, passamos um pouco de MicroSol com o pincel para humedecer e não haver bolhas quando os colocarmos. Fazemos a transferência normal do decalque da sua base para o modelo, depois de o termos cortado à medida e colocado de molho em água por breves instantes. Com o pincel fazer os ajustes para que o lettering fique conforme (ou muito parecido) com o original.

Fig. 13

Depois do decalque secar, o que leva sempre o seu tempo, passamos um pouco de Decal Adhesive por cima para que fique perfeitamente integrado na base onde está colocado, tenha ela sulcos ou vivos. Normalmente é necessário fazer esta operação várias vezes e termos algum cuidado, pois podemos deslocar o decalque sem querer. A mim aconteceu-me este particular e depois tive algum (bastante) trabalho para o recolocar, uma vez que se virou e não queria voltar para o sítio (fig. 13).

Usei a tinta Prata da Vallejo apenas para dar um apontamento nas grelhas das janelas dos respiros dos vagões G.

Quando virmos que está tudo como nós pretendemos, podemos passar uma pequena camada de verniz da Vallejo para selar os decalques e uniformizar o trabalho.

Fig. 14 – Vagão CP G

Fig. 15 – Vagão CP Ealos

Fig. 16 – CP Ekkls

E temos o material pronto para colocar a carga e pô-lo a circular com o lettering da CP.

Divirtam-se.

Manuel Cortinhas

Maio 2023.

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