FELIXBURG – na Era do Vapor – José Manuel Martins – 1.2 – A pintura

  Antes de colar a extensão da parede em madeira, no entanto, ainda havia muito trabalho a fazer, nomeadamente pintar as paredes.

  O interior foi pintado de um tom castanho neutro, que serviu de base ao chão que queria em tons de ‘sienna claro’.

  Gosto muito dos tons ocres, resultam bem em todas as superfícies, nomeadamente em Modelismo Ferroviário, e tenciono que seja este o tom da minha maqueta, i.e., o tom base dos três Módulos.

  Assim faz sentido que a Cocheira seja feita com materiais locais – integrando-a assim no ambiente.

Fig. 11 – Chão ladrilhado em tons de terracota ‘sienna claro’. As paredes laterais vão ser tapadas.

Fig. 12 – Pintura da parede exterior. O tom terracota vai dominar mas podemos ‘individualizar’ algumas pedras. Podemos usar um padrão como guia para as cores, aqui um cartão Faller 56940

Fig. 13 – Devemos, nesta primeira fase da pintura, ‘carregar’ nas cores. Depois do drybrush, elas vão ficar mais esbatidas. Pintamos as pedras com cores vivas, para mais tarde sobressaírem…

Fig. 14 – A mesma parede após o drybrush, que serve para uniformizar as cores. Comparando as photos é possível ver que apesar das pedras integrarem uma parede (uniformização) algumas pedras sobressaem (individualidade)…

Fig. 15 – Depois de muito bem lixadas – no interior – para retirar a cola, primamos os caixilhos exteriores com uma cor neutra – neste caso um cinzento claro – mas suficientemente diferente da parede, para potenciar o contraste.

Fig. 16 – Usamos o mesmo método da parede e individualizamos as pedras, mas aqui com tons mais esbatidos, por isso usamos washes em dois ou três tons de sépia.

Fig. 17 – O drybrush dos caixilhos exteriores foi demasiado e apagou as pedras. A corrigir mais tarde. Mas o contraste funcionou…

Fig. 18 – Um plano mais aproximado – para experimentar o caixilho interior da janela – permite-nos ver bem a individualização das pedras na parede. De qualquer modo o conjunto parece resultar…

Fig. 19 – Satisfeito com os resultados dos testes aos caixilhos, colei a extensão da parede em madeira. Ficou bonita!!!

Fig. 20 – A parede oposta, também com a extensão em madeira. No interior, os suportes interiores do telhado já foram colados no lugar.

Próximo update –  1.3 –  O Interior

Resumo

  Felixburg é um Projecto pessoal de um Layout, em Escala N, com sistema Digital DCC, num cenário germânico, na Era do Vapor.

  Faz parte de um Projecto global do Clube “N Club Model Trains” de divulgação do Hobby Modelismo Ferroviário, na Escala N.

Bem Hajam

José Manuel Martins

One thought on “FELIXBURG – na Era do Vapor – José Manuel Martins – 1.2 – A pintura

Comments are closed.

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑