OBJECTIVO
O Objectivo deste Projecto é participar em Exposições de Modelismo Ferroviário de Escala N.
O Objectivo principal é divulgar o Hobby do Modelismo Ferroviário e mostrar aos participantes a escala N e o que se pode fazer com ela, nomeadamente as suas vantagens e como ultrapassar as suas desvantagens.
Em alinhamento com o Clube-N, a que pertenço.
O Objectivo secundário é, quando os Módulos não estão em Exposição, tê-los em casa, numa exposição pessoal semi-permanente, que me permita continuar a desfrutar do Hobby.
LOCALIZAÇÃO
Felixburg é uma localidade, fictícia, na Alemanha, algures na antiga fronteira entre o Reino da Baviera e a Prússia. A ação situa-se algures no tempo, entre 1925 e 1938, na Era do Vapor, durante a chamada Época II.
Com esta localização geográfica e temporal, é-me permitido usar as minhas composições preferidas de Época II (DRG), mas sem causar estranheza a circulação ocasional de material rolante mais antigo, sejam locomotivas ou carruagens.
CONTEXTO
Felixburg é uma Estação Terminal, não muito grande, nitidamente de uma linha secundária, mas com alguma importância, com chegadas e partidas de composições de passageiros e mercadorias, mas não industriais. É comum verem-se composições ainda com a pintura das Companhias de Caminhos de Ferro originais.
As mais comuns, pela proximidade geográfica, são da Baviera (K.B.S.B.) e da Prussia (K.P.E.V.) mas também de outras proveniências como Wurttemberg (K.W.St.E.) ou o mais raro Grão-Ducado de Baden (G.B.St.E.)
Os Expressos famosos na Época II passam por Felixburg, mas ‘de passagem’, na via principal, sem razão para se deterem.
Os Expressos de luxo, como o “Reingold”, ou o famoso “Orient Express”, mas também menos conhecidos como o “Balkan Zug” – neste caso terei que ‘estender’ o meu espaço temporal, já que este Expresso é do tempo da WWII – ou simplesmente Intercidades.
PROJECTO
O Projecto é constituído por três Módulos de dimensões standard, 40x80cm, com vias Peco Code 55, sistema Digital DCC, de acordo com as Normas do Clube-N. http://nclubmodeltrains.pt/normas-n-club-model-trains/
![](http://nclubmodeltrains.pt/wp-content/uploads/2020/03/JMM-01.jpg)
Fig. 1 – Os módulos sem o ‘tecto’ onde irá ficar a iluminação
O Projecto terá dois Níveis de cenário, o Nível 0 onde se encontram as Vias Principais e que se estendem pelos três Módulos, e o Nível 1, onde será criado todo o cenário de Felixburg.
![](http://nclubmodeltrains.pt/wp-content/uploads/2020/03/JMM-02-1024x170.jpg)
Fig. 2 – A via dupla (vermelho) que percorre os três módulos, 224cm comprimento – a cinzento está a via que fica ‘dentro´ do separador cénico
Os Módulos foram pensados para terem uma centerpiece cada um, para os
‘personalizar’, a saber, “A
Rotunda”, “A Estação” e “A Industria”
Modulo I – “A Rotunda”
O modulo da esquerda – do ponto de vista do espectador – a que, daqui em diante chamaremos Modulo I contem a Área de Operações, com a Rotunda como centerpiece .
Queria que a Estação Terminal permitisse operações, não muitas nem complexas porque o espaço não o permite, mas com alguma visibilidade, daí a opção por uma Rotunda de média dimensão.
A área vai ter as componentes usuais da Era do Vapor, como a torre de agua, os fossos de inspeção, etc.
As cocheiras não estavam incluídas no plano original, porque eu uso, essencialmente edifícios comerciais, e não havia nenhum que se encaixasse no espaço disponível. Os edifícios que uso poderão ter algumas pequenas alterações, que poderão personalizá-los mas continuam facilmente reconhecíveis.
Durante o planeamento do Projecto, á medida que ultrapassava dificuldades e fazia pequenas alterações ao projecto inicial também surgiam novas opções e comecei a pensar que uma cocheira eventualmente valorizava o Modulo e o Projecto globalmente.
Vou construir uma cocheira de raiz, mas ainda não decidi se uso um modelo comercial como base ou construo em papel e evergreen, baseado num blueprint ‘original’ que encontre numa revista ou na Netty…
![](http://nclubmodeltrains.pt/wp-content/uploads/2020/03/JMM-03-1.jpg)
Fig. 3 – A
decisão de adicionar a Cocheira implicou que esta ficaria sobreposta a via dupla (vermelho)
Modulo II – “A Estação”
O modulo central – a que, daqui em diante chamaremos Modulo II – contem a Estação de Felixburg
A estação é o modelo comercial da Faller “Schwarzburg” – original na Turingia, na Alemanha – um modelo caríssimo, lindíssimo e sobejamente conhecido, que está em centenas de maquetas espalhadas pelo mundo…
O que não me agrada nada, mas tenho razões pessoais para o usar e o modo de ‘dar a volta’ a esta popularidade – recuso-me a alterá-lo, o modelo é lindíssimo – é… usar o Lado B.
Todos, ou a maior parte dos modelos de “Schwarzburg” têm o cais virado para o público, que, de resto é o que faz sentido em modelismo ferroviário, mas eu vou contrariar essa tendência e apresentar a fachada principal ao publico.
Espero com isto, para além de ‘fugir ao convencional de centenas de “Schwarzburg” espalhadas por ai’, conseguir um par de cenas á entrada para a Estação, que serão um desafio…
A Estação em si também é um desafio, já que será a “central centerpiece “, mas é um desafio que promete muitas horas de prazer.
O Módulo II não terá muito mais edifícios, apenas planeei um Armazém de Mercadorias da Pola, uma espécie de ‘dama de companhia’ á Princesa…” Keep it Simple” é a minha filosofia…
O Modulo II, com as suas várias vias, é um Modulo de ‘exposição’, onde as composições esperam entre as Chegadas e as Partidas.
O importante no modelismo ferroviário é o comboio, não nos devemos de esquecer disso, e o ambiente serve para enquadrá-lo, não para lhe roubar o protagonismo.
![](http://nclubmodeltrains.pt/wp-content/uploads/2020/03/JMM-04-1.jpg)
Fig. 4 – A Estação, e a praça, também deverá ficar sobrepostas a via dupla (vermelho)
Módulo III – “A Industria”
O modulo da direita – a que, daqui em diante chamaremos Modulo III – contem a “Indústria” como centerpiece .
A ideia é manter a filosofia do “Keep it Simple”, o que, em termos práticos, significava um modelo representativo de uma actividade industrial. Mas o meu gosto pessoal impedia o tradicional e corriqueiro – a mina de carvão, a cimenteira, a serração, etc…
Uma fábrica estava limitada pelo pouco espaço disponível, pelo que, a conjugação destes dois fatores resultou numa ‘fábrica’ mais modesta resultante da agregação de dois modelos da Vollmer, facilmente reconhecíveis.
No entanto, o conceito que está na concepção da ‘fábrica’ é mais ambicioso e daí não lhe ter chamado ‘fábrica’ e sim “Indústria”.
Por outro lado, mantenho a premissa de não haver tráfego ferroviário industrial, por isso…. É um mistério que não vou revelar, por enquanto…
É importante haver algum suspense na apresentação de um Projecto, e, neste caso, é aqui que reside…
O Modulo III é a entrada/saída de Felixburg, pelo que não planeei mais nenhum Edifício – de resto a “Industria” já é suficientemente grande para ocupar uma boa parte da área disponível.
![](http://nclubmodeltrains.pt/wp-content/uploads/2020/03/JMM-05.jpg)
Fig. 5 – A entrada/saída
do Nivel 1 respeita as mesmas medidas do Nivel 0
RESUMO
Felixburg é um Projecto pessoal de um Layout, em Escala N, com sistema Digital DCC, num cenário germânico, na Era do Vapor.
![](http://nclubmodeltrains.pt/wp-content/uploads/2020/03/JMM-06-1024x170.jpg)
Faz parte de um Projecto global do Clube “N Club Model Trains” de divulgação do Hobby Modelismo Ferroviário, na Escala N.
Bem Hajam
José Manuel Martins