Ao Longo do Lago, de Eric Didier – 1.2

Ao Longo do Lago – Eric Didier

Iniciei a construção de casas de pedras, como se encontram na zona na qual me inspiro para o projecto, que serão encostadas num declive do terreno.

As fachadas são feitas de espuma de borracha de 2 mm de espessura reforçadas com cartão madeira de 1.2 mm de espessura. A espuma de borracha é muito flexível e necessita ser reforçada. No entanto para edifícios pequenos o reforço da estrutura pode ser parcial.

Metodologia

Em primeiro, faço o desenho das fachadas do edifício que quero construir num papel milimétrico, incluindo as portas, janelas, etc. Depois corto as fachadas na espuma de borracha e também o reforço das fachadas no cartão madeira de 1.2 mm. Faço as aberturas das portas e janelas. A partida, usando a espuma de borracha de 2 mm, as paredes têm 2 mm de espessura, ou seja 32 cm a escala de protótipo, valor coerente para casas de pedras antigas. Atenção, a dimensão das aberturas no cartão madeira devem ser maior que a dimensão das mesmas na espuma de borracha, pois tem que se deixar espaço em torno da abertura para colar os quadros das janelas, vidros e cortinas.

A espuma de borracha é fácil marcar/gravar com uma ponta metálica. Tem que se ter cuidado na realização pois é impossível eliminar uma marca que não se quere… é irreversível!

Nas casas que realizo, os quadros das janelas são realizados com pedras grandes e o resto da fachada é de pedra pequena. Leve tempo para gravar, mas o resulta tem um bom visual.

A colagem das fachadas entre elas está feita com cola madeira rápida para o cartão madeira e cola UHU rápida com cianoacrilato para a espuma de borracha. Mas pode também se usar a cola madeira rápida para colar espuma de borracha e cartão madeira.

Os quadros das janelas estão feitos com papel um pouco grosso antes de ser pintados. Os vidros das janelas são realizados usando folhas transparentes. Finalmente as cortinas são simplesmente realizadas com papel crépon. As várias peças são coladas com cola madeira rápida: quadros das janelas, vidros e cortinas.

As portas são feitas de perfis plásticos da Evergreen ou de impressão em papel, o tipo de porta sendo encontrado na internet.

O tecto tem como base o cartão madeira e o efeito das telhas é obtido com textura REDUTEX autocolante.

As fachadas uma vez juntadas são pintadas de cinzento claro sem uniformizar, ou seja é mais ou menos cinzento claro. Depois secagem desta camada de base, é aplicada uma pátina branca, localmente, mais ou menos, sempre com o intuito que as fachadas não devem ficar de cor uniforme, mas apresentar uma variação suave. Depois se aplica mais ou menos localmente um castanho mais ou menos diluindo, secando o pincel entre cada aplicação muito leve, misturando ocasionalmente o castanho com pátina ocre.

Para o escoamento das águas do tecto são utilizados perfis Evergreen meio redondo de 1.5 mm de diâmetro e redondo de 0.75 a 1 mm de diâmetro. Os perfis são pintados depois de dar a forma que se quere em cinzento claro. São colados com cola para perfis plásticos.

A cheminé é construída com perfis Evergreen, 3.2 x 3.2 mm, cortando a base com o angulo certo do declive do tecto. O chapéu é feito com perfis 0.5 x 0.5 mm e um quadrado de 4 x 4 mm de 0.25 mm de espessura.

Casa 1

Esta casa é simples e pequena, o reforço é feito com bandas de cartão madeira apenas. As portas são de impressão em papel.

Casa 2

Esta segunda casa é um pouco mais complexa que a primeira e de maior dimensão. Um reforço das fechadas foi feito com cartão madeira para o edifício principal e a garagem ao lado. A garagem foi adicionada à casa original e esta com uma fachada de betão enquanto as fachadas da casa são de pedras.

A casa tem uma cave com acesso por uma rampa e escadas e a entrada da casa esta por cima com um suave declive do terreno e 3 escadas para aceder ao terraço e porta de entrada.

Comments are closed.

Proudly powered by WordPress | Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑